O que é o preconceito?

Antes de começarmos a falar sobre o preconceito linguístico temos que saber o que é preconceito, o que ele faz e porque ele ocorre.


Preconceito é uma ideia ou conceito preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos", e costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, ele tem uma base irracional e por isso é difícil fazer qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocinio.


                                                      Cartaz de campanha contra o preconceito

Tipos de preconceito

agora que já sabemos o que é preconceito vamos ver alguns dos seus tipos:


PRECONCEITO RACIAL
O racismo é o pensamento que dá grande importância a noção de que existem raças humanas distintas e superiores umas às outras. Ele não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, a crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Nos dias atuais as pessoas que mais sofrem esse preconceito são os negros.
   campanha contra o racismo

HOMOFOBIA 
É um termo criado para expressar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. Alguns estudiosos mostram que os homofóbicos vêem a necessidade de uma reafirmação dos papeis tradicionais do homem e da mulher, considerando o homossexual alguém que falha no desempenho desse papel.
bandeira que representa o "orgulho gay".

PRECONCEITO SOCIAL
É uma forma de preconceito a determinadas classes sociais, sendo um juízo desfavorável em relação a vários objetos sociais, que podem ser pessoas ou culturas. O preconceito social também existe quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma só a teve a atitude por ser de certa classe social,ou seja se a pessoa tem uma boa condição financeira ela não vai sofrer nenhum tipo de preconceito social,seria mais fácil ela ter preconceito para com as outras pessoas.

Ilustração representando as diferenças sociais