Tipos de preconceito

agora que já sabemos o que é preconceito vamos ver alguns dos seus tipos:


PRECONCEITO RACIAL
O racismo é o pensamento que dá grande importância a noção de que existem raças humanas distintas e superiores umas às outras. Ele não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, a crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Nos dias atuais as pessoas que mais sofrem esse preconceito são os negros.
   campanha contra o racismo

HOMOFOBIA 
É um termo criado para expressar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. Alguns estudiosos mostram que os homofóbicos vêem a necessidade de uma reafirmação dos papeis tradicionais do homem e da mulher, considerando o homossexual alguém que falha no desempenho desse papel.
bandeira que representa o "orgulho gay".

PRECONCEITO SOCIAL
É uma forma de preconceito a determinadas classes sociais, sendo um juízo desfavorável em relação a vários objetos sociais, que podem ser pessoas ou culturas. O preconceito social também existe quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma só a teve a atitude por ser de certa classe social,ou seja se a pessoa tem uma boa condição financeira ela não vai sofrer nenhum tipo de preconceito social,seria mais fácil ela ter preconceito para com as outras pessoas.

Ilustração representando as diferenças sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário