O que é o preconceito?

Antes de começarmos a falar sobre o preconceito linguístico temos que saber o que é preconceito, o que ele faz e porque ele ocorre.


Preconceito é uma ideia ou conceito preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos", e costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, ele tem uma base irracional e por isso é difícil fazer qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocinio.


                                                      Cartaz de campanha contra o preconceito

Um comentário:

  1. O preconceito é algo que pode ser sutil, mas nem por isso menos perverso. Ele pode estar enraizado em nossa cultura e por isso se manifestar de forma que pareça natural, mas seu combate deve ser feito de todas as formas. Antes de tudo, o preconceito agride é ninguém aceita ser agredido, portanto, não a todas as formas de agressão.

    ResponderExcluir