O que é o preconceito linguistico e sua origem.

O que é?
O preconceito linguístico nada mais é do que um preconceito social que distingue e separa classes sociais, estigmatizando ou prestigiando falantes da língua portuguesa brasileira.
É importante sabermos alguns conceitos sobre a língua:

- O preconceito linguístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades linguísticas.
 Para a linguística os chamados erros gramaticais não existem nas linguas naturais.
A língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.


Origem
A fala e a escrita fazem parte de nosso cotidiano, e não devem ser confundidas, porque a fala é natural à pessoa, enquanto a escrita pode ou não ser aprendida.
A língua escrita e a língua falada são muito diferentes, porque enquanto a primeira é estática e não têm mudanças, a segunda vive mudando, se adaptando a cada nova geração sempre recebendo novas palavras e verbetes, normalmente utilizadas por falantes da zona rural ou dos subúrbios.
As diferenças entre elas não são bem aceitas por alguns membros da sociedade, uma minoria pertencente a classes privilegiadas, que consideram um desrespeito a norma culta e tentam impor uma unidade lingüística existente apenas na gramática, ou seja, apesar da enorme diversidade e variabilidade apresentada pela língua, no uso cotidiano, falada no Brasil as pessoas tendem a transformar a variedade linguistica utilizada pelo outro em “erro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário